Eliana (Reprodução/SBT)

Eliana (Reprodução/SBT)

Famosos

Especialista em gestão de imagem analisa carreira e desafios de Eliana após saída do SBT

Apresentadora deve ser anunciada como contratada da Globo após 15 anos na emissora de Silvio Santos

A saída de Eliana do SBT, anunciada em abril, chocou o público que acompanha a artista que já está há mais de 30 anos na TV brasileira. Eliana se consagrou como apresentadora na emissora de Silvio Santos e agora deve partir para a Globo, que já teria projetos para a loira e já pretende anunciá-la como contratada.

+Além de Gilberto Gil, outros famosos já revelaram o uso de maconha; veja lista
+Davi Brito publica vídeo de limpeza para tentar se engajar como influencer: ‘Acordei inspirado’

O Glow News conversou com Higor Gonçalves, jornalista especializado em gestão estratégica de imagem, que fez uma análise sobre a saída da Eliana do SBT e a carreira da comunicadora daqui pra frente. Confira!

Histórico de Eliana na TV

“Eliana construiu uma das mais sólidas carreiras da televisão brasileira. Reinvenção é a palavra mais apropriada para defini-la. Desde a primeira aparição, em um comercial de sutiã nos anos 80, passando por grupos musicais e por programas de TV voltados ao público infanto-juvenil, ela ressignificou a sua imagem, antes associada a crianças e adolescentes.”, começa o profissional.

“Há mais de 30 anos na televisão, foi uma das primeiras mulheres a ganhar um programa aos domingos, quebrando um antigo paradigma. Se consolidou como apresentadora, sempre alcançando números significativos de audiência. Comunicadora e empresária, ela centraliza as decisões que envolvem a sua carreira, a sua imagem e os seus negócios. Está sempre evoluindo”, completa.

Relevância na web

Higor Gonçalves também ressalta que, mesmo construindo sua carreira na TV, a apresentadora conseguiu se manter relevante na era das redes sociais. “Na internet, não é diferente. Com o propósito de alcançar novos públicos e ampliar as oportunidades de negócios, ela se mantém relevante também nas plataformas digitais. No Instagram, possui 31,9 milhões de seguidores. Já no TikTok, concentra 7,7 milhões. No X (ex-Twitter), por sua vez, são 2,5 milhões de pessoas acompanhando os seus passos. Ela está sempre atenta às inovações, ampliando os horizontes para outras linguagens, além da TV, e buscando expandir a sua relevância para novos canais de comunicação”.

Desafios

Para o jornalista, a imagem de Eliana ainda está muito associada ao SBT, o que pode ser um desafio para a apresentadora em sua empreitada na Globo. “Deixar o SBT, neste momento, é oportuno para a Eliana: tanto do ponto de vista carreira, como de negócios. O timing é perfeito para a mudança. O desafio, porém, será desvincular a sua imagem da emissora, onde começou a trajetória como apresentadora, no início dos anos 90, e para onde retornou em 2009, para mais 15 anos de parceria. Eliana e SBT são quase sinônimos”, opina Higor.

“Um artista precisa saber ‘associar’ e/ou ‘desassociar’ rapidamente o seu nome e a sua imagem de projetos, emissoras e negócios. Precisa se posicionar, reagir às tendências e ser culturalmente relevante. Precisa criar um planejamento estratégico de carreira, executá-lo de forma eficiente e, sobretudo, investir em marketing. Foi o que Eliana sempre fez. E, na minha avaliação, continuará fazendo”, completa.

Exclusivo! A chegada de Eliana já causa falatório nos bastidores da Globo