Marrone (Reprodução/Instagram)

Marrone (Reprodução/Instagram)

Famosos

Entenda o que é glaucoma, doença que fez Marrone perder parte da visão

Cantor passou por cirurgia de emergência após ser diagnosticado com glaucoma em estágio avançado

Na última segunda-feira, 17, o cantor Marrone, 58 anos, dupla de Bruno, deu um susto em seus fãs após precisar ser hospitalizado com urgência em Goiânia. O músico fez uma cirurgia de emergência após ser diagnosticado com estágio avançado de glaucoma e já está se recuperando.

+Mulher sedada é vitima de violência sexual em clínica de saúde mental
+EXCLUSIVO: Casamento de atriz com milionário gera desconforto com ex-mulher e alguns amigos

Procurado pelo Glow News, o médico oftalmologista Guilherme Guedes, especialista e membro da Sociedade Brasileira de Glaucoma, deu mais detalhes sobre a doença que, em 2022, chegou a acometer cerca de 80 milhões de pessoas ao redor do mundo.

O que é o Glaucoma?

O profissional explica que o glaucoma é uma doença no nervo óptico, estrutura responsável por conectar o que o olho enxerga com o cérebro para formar a visão.

Quando esse nervo sofre danos, o campo visual começa a ser afetado de forma progressiva, comprometendo primeiro a visão periférica, que foi o caso de Marrone, evoluindo gradativamente até chegar na visão central, quando a doença já está avançada, podendo levar à cegueira. O glaucoma é, segundo o especialista, a principal causa de cegueira irreversível.

O oftalmologista explica que existem vários tipos de glaucoma e que nem sempre os portadores da doença conseguem percebê-la. “O mais frequente é o glaucoma primário de ângulo aberto. Este é assintomático até fases muito avançadas da doença, ou seja, o paciente não percebe que o campo visual esta piorando. Muitas pessoas não sabem que tem glaucoma”, alerta Guilherme em entrevista ao Glow News.

Prevenção e tratamento

O médico também ressalta que a maioria dos glaucomas são hereditários e que a melhor maneira de prevenir a doença é fazendo exames oftalmológicos de rotina. Na consulta oftalmológica são avaliadas diversas características dos olhos, principalmente o nervo óptico e a pressão intraocular, que basicamente é uma medida utilizada para analisar a tensão nos olhos.

Infelizmente, o glaucoma não tem cura, mas tem tratamento, que pode ser com laser, colírios ou cirurgias. Segundo Guilherme Guedes, quanto antes o tratamento for iniciado, melhor. “Algumas situações podem precisar de tratamento de emergência, por exemplo em glaucoma de ângulo fechado (este pode ter dor ocular) ou glaucoma avançado com pressão intraocular elevada (geralmente assintomático)”, conclui.

Estado de saúde de Marrone

Os médicos de Marrone revelaram nesta terça-feira, 17, que o cantor perdeu parte de sua visão periférica por conta da doença, que já estava em estágio avançado nos dois olhos.

“Felizmente, ele ainda nos procurou numa hora adequada, porque a visão central não foi perdida. Houve uma certa perda de campo visual, mas que é compatível com ele levar uma vida normal, fazendo sua profissão, seus shows, sem problema, desde que não haja progressão desta doença”, explicaram os oftalmologistas do sertanejo, Francisco Eduardo Lima e José Beniz Neto.

Cirurgia estética

Em abril do ano passado, Marrone precisou passar por uma cirurgia para corrigir procedimentos estéticos feitos no rosto. Na época, Bruno alegou que “o olho do cantor não voltou para o lugar”.

“Ele foi fazer uma correção nos olhos, daquela outra cirurgia que ele tinha feito. Eu acho que ele fez muitos procedimentos ao mesmo tempo, e o olho não voltou para o lugar certo, na verdade, é isso, aí ele foi fazer uma correção, um enxerto, demorou um pouco e teve de colocar um dreno para o xixi, a urina, aí quando foi colocar o dreno machucou o canal e começou a sangrar junto com a urina”, contou Bruno em entrevista ao Leo Dias.

Matheus Baldi comenta publicação de Luana Piovani comparando Neymar com Mbappé

Assista ao Glow News Meio-Dia, de segunda a sexta, ao vivo, aqui, no site e no YouTube