William Bonner tem apresentado o Jornal Nacional (Globo) diretamente de Porto Alegre (RS) desde segunda-feira, 6. A cidade é uma das atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul e diversos jornalistas da Globo foram enviados ao local, como Ana Paula Araújo, Flávio Fachel, Marcelo Cosme e Patrícia Poeta. Porém, a demora da emissora em mandar seus profissionais para a região revoltou alguns cidadãos.
Em vídeo que circula nas redes sociais, o âncora foi hostilizado por um gaúcho durante uma transmissão na cidade, que questionava justamente o ‘atraso’ da Rede Globo em enviar seus jornalistas e criticava a cobertura feita pelo canal.
“Cadê a Rede Globo dentro da água? Tem empresário no Brasil trabalhando mais que o presidente. Porque a Globo só veio agora aqui gravar? Porque não teve ninguém dentro da água antes?”, questiona. “Depois que está tudo seco é fácil vim falar. Serviço lixo. A Globo estava transmitindo Madonna enquanto o gaúcho estava debaixo da água”, diz.
No vídeo, porém, o homem espalha algumas notícias falsas. “Pessoas morreram enquanto a dona Janja [primeira-dama] tava lá vendo a Madonna (…) O Luciano Hang [empresário], que é uma pessoa péssima, ele tava mandando mais efetivo do que o próprio presidente do Brasil”, diz, revoltado.
Embora a primeira-dama realmente tivesse a intenção de viajar para o Rio de Janeiro e prestigiar a diva pop, Janja acabou decidindo acompanhar Lula no auxílio às vítimas das enchentes. No domingo, 5, ela estava no município de Canoas, um dos mais prejudicados com as fortes chuvas.
Outra desinformação diz respeito à ajuda de Luciano Hang. O empresário cedeu dois helicópteros e uma aeronave, enquanto o Governo Federal mobilizou, além de dois helicópteros da FAB com tecnologia para realizar missões de resgate em condições adversas, outras 20 aeronaves das Forças Armadas, 84 embarcações, 385 viaturas e equipamentos de engenharia e mais de 1.100 oficiais até o último sábado, 4.
William Bonner, da Globo, passa por constrangimento em Porto Alegre, RS. Um morador revoltado criticou a emissora por aparecer na cidade depois que toda a população se mobilizou para ajudar as vítimas da enchente. Também houve críticas à demora na resposta do governo de Lula. pic.twitter.com/weTJLEOnJp
— Blog do Ismael Sousa (@ismaelsousa) May 8, 2024
Após muitas críticas sobre cobertura e conteúdo Globo toma decisão imediata em relação ao Fantástico