A modelo equatoriana Landy Párraga, de 23 anos, foi assassinada na tarde deste domingo, 28, na cidade de Quevedo. Ex-candidata a Miss Equador, Párraga havia sido citada em conversas do narcotraficante Leandro Norero, morto em 2022 dentro de uma prisão.
As informações são do jornal O Globo. As mensagens foram obtidas no âmbito da Operação Metástase, que evidenciou vínculos do criminoso com políticos, juízes, policiais, promotores.
Momentos antes de ser morta a queima-roupa, ela havia compartilhado uma foto no restaurante em que o crime aconteceu. Párraga trabalhava como comunicadora social e havia participado de vários concursos de beleza em seu país, como o América Caribbean Ecuador (América Caribe Equador) e o Miss Teen Sea Ecuador (Miss adolescente Mar do Equador). Em 2022, Landy foi a quinta finalista de 18 candidatas que concorreram ao Miss Equador.
Nas imagens em que é assassinada, Párraga estava acompanhada de seu namorado, e tentou se proteger ao ver os dois homens armados se aproximando.
Os suspeitos estavam usando máscaras e bonés e conseguiram escapar da cena do crime. O namorado de Landy, o cirurgião plástico José Luis Betancourt, não se feriu e saiu ileso.
#ULTIMAHORA No fue ni el CDS de el Chapo, ni el CJNG de el Mencho. Narcos de Quito asesinan a Landy Párraga, excandidata a Miss Ecuador, involucrada en el caso Metástasis. En el video se muestra cómo la acribillan en una cevicheria… pic.twitter.com/XweZOUE6Ur
— Anne Shevó (@Shevoanne1) April 28, 2024
Landy Párraga teria sido mencionada em algumas conversas adquiridas pela Procuradoria Geral do Estado do Equador durante investigações sobre o Caso Metástase, uma suposta estrutura de corrupção em diferentes instituições do Equador.
Nas conversas de julho de 2022, Helive Ángulo, conhecido como Estimado, Norero discute com o colega uma investigação sobre um esquema de lavagem de dinheiro. Angulo, que conta com policiais infiltrados, diz ao narcotraficante que uma importadora registrada no nome da modelo era um dos alvos. Norero pede para que o nome de Parragá seja retirado da investigação.
“Se minha mulher fica sabendo de algo sobre ela. Eu me ferro”, escreveu o narcotraficante. Ainda segundo as conversas, a ex-candidata a miss seria a responsável por apresentar o criminoso a César Litardo, ex-presidente da Assembleia Nacional entre 2019 e 2021, e alguns generais.