O caso de racismo contra os filhos de Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank, ocorrido em julho de 2022, acaba de ganhar um novo desdobramento. O Ministério Público (MP) de Portugal acatou a denúncia contra Adélia Barros, portuguesa que proferiu ofensas racistas às crianças durante uma viagem da família ao país. As informações são do jornal do Público.
Adélia Barros é acusada dos crimes de injúria, difamação e calúnia por motivações racistas. A denúncia, motivada pelos advogados dos atores em Portugal, foi acatada pelo MP quase dois anos após a queixa.
Entre os insultos proferidos por Adélia, estão: “Vai para a tua terra! Estamos em Portugal, não queremos cá levar com estes brasileiros filhos da p****! Vocês não são portugueses! Voltem para o Brasil! Voltem para África! Saiam daqui! Viva Portugal”.
A acusação descreve que após iniciar os insultos aos empregados do bar, Adélia Barros dirigiu-se aos filhos do casal de atores com expressões como “Seus pretos imundos!”, “Seus pretos, voltem para África!”, e “Portugal não é lugar para pretos!”, entre outros.
Na época, um vídeo divulgado pelo jornalista Leo Dias mostrava Giovanna Ewbank discutindo com a mulher que cometera o crime contra seus filhos. Gagliasso também aparece nos vídeos, mas não intervém. De acordo com testemunhas do local, a atriz também teria cuspido no rosto da mulher.
“Hoje, podemos comemorar porque o Ministério Público aceitou nossa acusação por difamação e injúria racial e superou uma questão teórica sobre onde enquadrar o crime perante a lei. Vencemos, mas ainda é um pequeno passo. Entretanto, acreditamos que, se este processo puder conscientizar em questões de combate ao racismo, o mundo poderá, quem sabe um dia, ser mais igualitário. O próximo passo será o julgamento da racista. Esperamos voltar em breve para contar outra vitória. Porque acreditamos!”, publicou o casal em suas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Matheus Baldi comenta a revelação de romance da atriz da Globo com Rodrigo Simas e Agatha Moreira