Ana Maria Braga (Reprodução/Globo)

Ana Maria Braga (Reprodução/Globo)

Televisão

Globo e Ana Maria Braga terão que pagar fortuna para escritora; saiba o motivo

Emissora já estava em disputa judicial desde 2009 e entrou com diversos recursos

Globo e Ana Maria Braga foram condenadas a pagar R$ 45 mil para a escritora Lilian Honda. As partes entraram em uma disputa judicial após a apresentadora ler um trecho do livro “Saudades da Encoxada na Pia”, de autoria de Lilian, durante o Mais Você (Globo).

O problema é que Ana Maria atribuiu a obra à escritora Martha Medeiros, além de errar também o nome do livro ao publicar uma matéria no blog do programa, chamando-o de “Todo Homem Sofre de Síndrome de Paulo Maluf”. O caso ocorreu em 2009 e Lílian decidiu entrar na Justiça por violações ao direito autoral.

A princípio, as defesas alegaram que cometeram o erro por indução de informações contidas na internet. Porém, segundo a escritora, a própria Martha Medeiros negou ser a dona do texto. Ela alega que os direitos autorais são garantidos por lei e que se sentiu ofendida tanto com a confusão quanto por ter sido chamada de “oportunista” na ação.

Tanto a Globo quanto Ana Maria Braga foram condenadas em primeira e segunda instâncias e apresentaram diversos recursos desde então, mas, após 15 anos, acabaram desistindo da ação e se comprometeram a pagar os R$ 45 mil.

De qualquer forma, a líder de audiência afirmou em documento homologado pelo juiz Danilo Barioni que o pagamento da indenização não significava um reconhecimento de culpa.

Ator de destaque da Globo estaria conhecendo melhor jogador de futebol, diz jornalista

Assista ao Glow News Meio-Dia, de segunda a sexta, ao vivo, aqui, no site e no YouTube.