Influenciadores são investigados pela Receita Federal (Reprodução/Notícias da TV)

Influenciadores são investigados pela Receita Federal (Reprodução/Notícias da TV)

Famosos

Receita Federal investiga influenciadores famosos por supostos crimes; entenda

Influencers estariam sendo investigados por não declarar Imposto de Renda

De acordo com o site Notícias da TV, a Receita Federal está investigando influenciadores que ostentam carros de luxo, mansões e objetos caros nas redes sociais.

O objetivo é coibir com a sonegação fiscal, porém, a receita também têm descoberto crimes como lavagem de dinheiro para o crime organizado (bicheiros, traficantes e milicianos).

Os fiscais vêm monitorado os suspeitos pelas publicações em redes sociais como Instagram, YouTube e TikTok. A partir daí, é apurado se imóveis e carros estão registrados no nome do influencer e se ele os declarou ao Imposto de Renda.

Segundo o veículo, dezenas de influenciadores já foram intimados a dar explicações à Receita, e muitos deles receberam autos de infração –ou seja, foram multados por não pagar os devidos impostos.

Uma fonte contou que um youtuber tinha 12 carros em seu próprio nome, e nenhum deles constava de sua declaração de Imposto de Renda, além de não emitir nota fiscal de monetizações e ações de publicidade que fazia – e ainda faz – nas redes sociais.

O Notícias da TV procurou a assessoria da Receita, que ainda não se manifestou sobre as investigações em andamento.