Fátima Bernardes (Reprodução/Globo)

Fátima Bernardes (Reprodução/Globo)

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EXCLUSIVO: Sem contrato, Fátima Bernardes dá cartada estratégica na Globo e com anunciantes

Apresentadora usa tática para mostrar seus planos de retorno à TV

Desde o anúncio do fim do contrato fixo de trabalho da jornalista Fátima Bernardes com a TV Globo, em fevereiro, muitos rumores surgiram nos corredores da emissora.

O que se sabe é que existe uma ótima relação entre as partes, porém ainda não existe garantia de um novo projeto para ela na TV aberta.

Sempre discreta em suas negociações, uma fonte me contou que a apresentadora para tentar conter a perda de apelo comercial entre anunciantes de TV e não ser esquecida no planejamento da programação do segundo semestre, acabou precisando recorrer a uma estratégia já conhecida por quem trabalha no meio artístico e compartilhou nas redes sociais uma foto do seu encontro com importantes nomes da TV Globo, entre eles o chefão do canal Amauri Soares. Sem precisar dizer muita coisa, com a publicação, a jornalista comunicou ao mercado que está planejando seu retorno à emissora da Família Marinho.

Porém, soube também que algumas questões estão dificultando o retorno. Além do desafio de encontrar um formato atrativo e com um forte apelo comercial, a comunicadora assinou um contrato com o Youtube para a cobertura das Olimpíadas de Paris, que acontecerá entre julho e agosto. A Globo não tem costume de permitir que os seus contratados tenham vínculo com plataformas fora do grupo, eles entendem que são concorrentes.

Outro ponto que acabou virando assunto foram as eleições deste ano. Entre alguns, existe um receio de como a imagem da apresentadora poderá ser associada durante esse período. É dado como certo que o namorado da jornalista, o Deputado Federal Túlio Gadêlha, terá uma agenda de compromissos para demonstrar apoio aos candidatos aliados. A dúvida é como esse vínculo poderá refletir em Fátima. Dentro da emissora, avalia-se que o forte posicionamento dela nas eleições de 2022 teria gerado certo desgaste com uma parcela do público e com algumas marcas.

O ponto é que, com sua postagem, Fátima demonstra uma articulação para evitar a possível “fuga” de marcas parceiras com quem tem relação comercial e sinaliza, claramente, que não quer se aposentar da TV. Agora, é dar tempo ao tempo.