O atleta Vinícius Rodrigues é um dos emparedados da semana no BBB24 (Globo). Ele é a segunda Pessoa com Deficiência (PCD) a entrar no reality e já participou dos Jogos Parapan-Americanos de Lima (2019) e das Paralimpíadas de Tóquio (2020), onde conquistou uma medalha de prata para o Brasil.
A mãe do atleta, Luziane Lima dos Santos, de 45 anos, deu uma entrevista exclusiva ao Glow News e falou sobre a trajetória do filho, que sofreu um acidente de moto enquanto trabalhava e precisou amputar a perna esquerda com apenas 19 anos. Segundo ela, em apenas seis meses após o acidente ele iniciou sua reabilitação em uma clínica de corrida. Aos oito meses, já estava na seleção, e em cerca de um ano e meio, já quebrava recordes mundiais, sendo destaque entre atletas paralímpicos na prova de velocidade de 100 metros.
“Na época, o Vinícius estava se preparando para um teste físico da polícia, ele tinha passado em um concurso público e teve que interromper isso por conta do acidente.”, relata Luziane. “Quem tomou a decisão de amputar a perna foi o Vinícius, ele já tinha 18 anos, e o médico explicou que não haveria condições de reconstruir e que ele poderia ficar manco. Aí o Vinícius disse ‘não, não quero ficar manco. Eu arranco minha perna’. Foram mais de quatro horas de cirurgia, quando o Vinícius saiu do centro cirúrgico eu recebi a notícia. Pra mim foi um choque.”, contou.
Luziane também ressaltou que o atleta sempre foi uma pessoa muito forte e como isso lhe deu forças para lidar com a situação. “Ele é surpreendente. As pessoas entravam no quarto do hospital pra consolar ele e saíam consoladas, porque ele fazia brincadeiras com a perna dele, imitava o Jackie Chan, amarrava lacinho na perna… Então foi surpreendente a reação dele naquele leito. […] O Vinícius é assim. É essa pessoa que inspira, tem garra, tem força, é uma pessoa que tá sempre com uma positividade muito grande. […] E isso foi o combustível até pra eu como mãe ter essa força para continuar acreditando nos sonhos.”
Desde então, Vinícius tem um longo trabalho de inclusão de crianças PCDs. Ele inclusive ajudou uma criança, Guilherme, que foi ao programa de Luciano Huck, e ganhou uma prótese de corrida.
Para Luziane, é importante que Vinícius continue no BBB24 por conta da representatividade que traz para PCDs. “Eu quero essa visibilidade na parte da inclusão. Eu acredito que é muito importante pros PCDs terem essa representatividade, que é do Vinícius, rompendo barreiras, quebrando tabus, preconceitos, demonstrando que ele pode sim fazer qualquer atividade, que ele não é impossibilitado de nada. É somente usar a prótese correta na atividade correta e tá tudo certo.”, explicou.
Além disso, ela acredita que há muitas nuances da personalidade do filho que o público ainda não teve a oportunidade de explorar completamente. “Sei que ele está se dedicando ao máximo, mas é importante ressaltar que, muitas vezes, cortes na edição podem não mostrar todas as falas e contextos completos, como observamos no PPV. Acredito na autenticidade e no coração bondoso do Vinícius, que certamente brilha mesmo além das câmeras.”
Matheus Baldi contou como mãe de MC Bin Laden ajudou cantor a deixar as drogas.