Gaby Amarantos usou o seu perfil no Twitter (X) para mandar um recado a Pitty, que virou um dos assuntos mais falados na quarta-feira, 27, ao desaprovar a vinda de Beyoncé ao Brasil. A estrela internacional esteve em Salvador, na Bahia, em 21 de dezembro, para a festa Club Renaissance, em celebração ao seu filme, ‘Renaissance: A Film by Beyoncé’.

A roqueira baiana disse que a vinda da americana ao país tirou o foco de coisas que, para ela, seriam mais importantes, como o lançamento do clipe/curta-metragem de Manu Gavassi sobre o feminino na arte. Pitty ainda chamou Beyoncé de “irmã Dulce em pleno Natal”.

“Amada, Pitty, te escrevo aqui pela nossa amizade, pela admiração que tenho por você e por ter tido a oportunidade de conviver um pouco contigo, me sentindo a vontade para dizer que discordo de ti, mana. Quando você, como mulher branca, questiona o trampo memorável da BeyGOOD tu tens que pensar muitas vezes antes falar”, iniciou Gaby.

“Pra quem precisa de ajuda não existe timing certo e para nós artistas e pessoas negras desse país ver uma artista do tamanho dela olhando para o Brasil, pro Nordeste e para tua cidade com olhar de cuidado e solidariedade nos faz acreditar também podemos”, continuou.

“E a importância da Beyoncé ter escolhido vir pessoalmente demonstrar todo seu amor pelos fãs brasileiros. Te sugeriria olhar com atenção o trabalho que a fundação dela faz há mais de 10 anos no Brasil junto com a CUFA e sem medo te avisar que não é necessário comparar o trabalho dela com o de ninguém. Até porque se a gente for entrar na questão ‘privilégio’ mulheres negras saem perdendo, então, espero poder te encontrar no futuro, te abraçar e conversar contigo com muita honestidade e afeto como já fizemos outras vezes. Um abraço e um feliz 2024”, finalizou.

Alguns internautas, porém, criticaram Gaby por mandar o recado por meio da rede social, o que a fez se explicar:

“Me dei o trabalho de te escrever aqui por ser tua amiga e por também ser fã da Beyoncé. Eu sei que tu és aliada e sei também que eu poderia ter te mandado uma mensagem privada, mas acho importante me manifestar nesse momento como uma artista que entende a dimensão”.

“As pessoas têm uma visão muito distorcida do que é uma verdadeira amizade, claro que eu a procurei pra falar no privado, mas como mulher negra me sinto na obrigação de trazer essa discussão a público porque o buraco é bem mais embaixo. É preciso ter coragem para criticar um amigo”, completou.

O que Pitty falou sobre Beyoncé?

“Eu tô há uns quatro dias sorumbática com redes sociais e tudo, porque mil coisas: falou-se por alto da podridão de agências/mercado, jovens se foram e está por isso mesmo. Manu lançou assuntos importantes para debater o feminino na arte. B resolveu fazer a Irmã Dulce em pleno Natal (não me cancelem, eu amo, mas esse timming tá fod*)”, começou.

“Não cabe em redes, na verdade, a sensação é de ‘cada um em seu casulo, em sua direção, vendo de camarote a novela da vida alheia, sugerindo soluções, discutindo relações, bem certos que a verdade cabe na palma da mão’. Vinte anos com volta e meia realizando esse sentimento de que ninguém se importa com nada além de si mesmo. Tomara que eu esteja muito errada”, escreveu Pitty, que em seguida, apagou o post, dizendo que havia sido interpretada de forma errada.