O ator sul-coreano Lee Sun-kyun, de 48 anos, conhecido internacionalmente por seu papel no filme vencedor do Oscar “Parasita”, foi encontrado morto nesta quarta-feira, 27.

O astro era investigado por uso de drogas ilegais, de acordo com a polícia, que o encontrou sem vida.

A polícia da capital Seul disse em comunicado que recebeu uma denúncia de desaparecimento do gerente de Lee e em seguida, ele foi encontrado em seu carro. A causa da morte é “presumivelmente suicídio”, disse a polícia.

Lee Sun-kyun é encontrado morto (Yonhap News/Reuters)

Lee Sun-kyun é encontrado morto (Yonhap News/Reuters)

As autoridades da cidade de Incheon confirmaram que o ator foi interrogado três vezes desde outubro, como parte de uma investigação sobre suposto uso de drogas. Ele ainda foi intimado em 23 de dezembro e detido por 19 horas antes de ser liberto no dia seguinte.

Ao longo da investigação, todos os testes de drogas de Lee deram negativo. Lee alegou que foi induzido a usar drogas e posteriormente chantageado pelo mesmo indivíduo, disse a polícia. O ator entrou com uma ação contra o suposto chantagista.

Um homem e uma mulher foram presos na investigação de drogas. Em 26 de dezembro, Lee solicitou à polícia, por meio de seus advogados, que realizassem um exame nele e nas outras duas pessoas detidas, mas, não deu tempo de ser feito.

A polícia ofereceu condolências à família do ator, dizendo que fez de tudo para que a mídia não soubesse sobre a investigação de drogas antes de sua conclusão.

De acordo com a lei sul-coreana, que proíbe os envolvidos em uma investigação criminal de divulgar fatos sobre o suspeito antes que uma acusação pública seja divulgada.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o funeral de Lee será realizado “discretamente” com a presença de familiares.